Mobilizações garantem conquistas para servidores da Saúde e INSS


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Na última quarta-feira, 09/12, em frente ao Ministério da Saúde, servidores e dirigentes sindicais de vários estados do país realizaram Ato em Defesa dos Servidores da Carreira da Previdência, da Saúde, do Trabalho e da Carreira do Seguro Social (INSS).

Depois das manifestações, a Ministra da Saúde, em exercício, Márcia Bassit, recebeu dirigentes da CNTSS em seu gabinete. Os sindicalistas solicitaram o empenho do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para reabertura das negociações de reajuste da tabela salarial dos servidores da Carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (CPST), e antecipação para 2010 das parcelas que deverão vigorar até 2011.

A ministra garantiu que vai se articular com os outros ministros, cujos servidores também estão na mesma carreira (CPST), para convencer o Ministério do Planejamento a determinar a reabertura de prazo de adesão, a revisão da tabela salarial (reajuste imediato) e sua antecipação para 2010. Propôs ainda a definição de uma agenda junto com a CNTSS para discutir a situação dos servidores do MS cedidos ao SUS e a reestruturação da Carreira.

Outro resultado positivo das mobilizações em Brasília foi a reunião realizada na quinta passada, 10/12, entre dirigentes da CNTSS e o Secretário Executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas. Foram discutidas reivindicações comuns apresentadas na reunião com o Ministério da Saúde, além de outras questões específicas dos servidores do INSS, como a instalação de um grupo de trabalho para discutir ponto eletrônico; jornada de 30 horas; atribuição dos analistas, dos técnicos e assistentes sociais.

Em relação à carreira e revisão da tabela, ficou acordado que o Secretário do Ministério da Previdência Social vai encaminhar aviso ministerial ao Ministério do Planejamento, iniciativa já realizada pela Ministra da Saúde em exercício. Ficou agendada nova reunião para a próxima terça, 15/12, com a participação de diretores da CNTSS/CUT, o presidente do INSS e o Secretário de Recursos Humanos.

« Voltar