Debandada de peritos ameaça travar INSS

Peças-chave na redução de despesas da Previdência com o pagamento de benefícios, médicos peritos do INSS iniciaram um processo de revoada do órgão. Insatisfeita com as atuais condições de trabalho - falta de infra-estrutura e de segurança, além de carga excessiva de atividades - a categoria multiplicou nos últimos meses pedidos de aposentadoria, de exoneração e de licença por motivos de saúde.
O esvaziamento do quadro deverá se aprofundar nos próximos dois anos. De acordo com dados oficiais, cerca de 2.000 médicos terão direito a se aposentar até 2012, o que representa 40% do total de 5.066 peritos da Previdência. O salário inicial da categoria é de R$ 7.500, e o final, R$ 12,5 mil.
De janeiro a outubro, o INSS já contabilizou 366 aposentadorias e exonerações de peritos. Números da ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos) mostram que, no período, 650 médicos deixaram suas funções por conta de aposentadorias, exonerações e remoções. No ano passado, foram 456 afastamentos.

O êxodo na carreira já começa a trazer de volta filas nos postos da Previdência. Hoje, mais da metade dos benefícios concedidos pelo INSS depende da perícia médica.

Com a debandada dos peritos, há ainda o risco de elevar os gastos do governo com auxílio-doença. Em 2005, essas despesas saíram do controle e atingiram um pico de R$ 1,6 bilhão por mês.

O governo baixou um pacote para conter os gastos, o que incluiu um novo modelo de perícia médica - fim dos profissionais terceirizados e concurso para 3.000 peritos. Com as mudanças, houve uma economia de mais de R$ 5 bilhões.
Explicações para saída
Os motivos para a saída em massa de peritos são vários. A ANMP argumenta que os médicos peritos trabalham sem condições de infra-estrutura. A falta de segurança da categoria é outro ponto de atrito com o governo federal.

Os estopins para o levante, porém, foram a jornada de trabalho e a carga de atividades. (Desde fevereiro, os médicos são obrigados a cumprir jornada de 40 horas - antes eram 30 horas).

Fonte: Folha de São Paulo