Assembléia dos servidores do INSS de Pernambuco decide suspender greve

Após 21 dias de paralisação, os servidores do INSS de Pernambuco decidiram suspender a greve nesta quarta-feira, dia 15/07. A assembléia, que definiu pelo retorno ao trabalho a partir desta quinta-feira, dia 16/07, reuniu trabalhadores das Agências da Previdência Social do interior, capital e região metropolitana (foto).
Os servidores decidiram também permanecer em estado de greve. Continuam trabalhando, mas mobilizados e debatendo a pauta de reivindicações nos locais de trabalhos. Além disso, a categoria vai continuar acompanhando as negociações entre as entidades representativas da categoria e o Governo Lula.

O resultado das negociações representa avanços que só foram conquistados por força da nossa greve. Destacamos alguns pontos negociados com o governo através da intermediação de um grupo de deputados federais:

• Assegurado, por acordo de líderes, na Câmara Federal a votação, na primeira quinzena de agosto de 2009, do projeto de lei que reabre o prazo de opção pela Carreira do Seguro Social.
  • Reconhecimento do governo sobre o impacto que tem a parcela variável na remuneração dos servidores. Esta discussão vai continuar no grupo de trabalho (GT) da Carreira do Seguro Social. O objetivo é buscar o melhor ponto de equilíbrio entre as parcelas variável e a fixa.
  • Compromisso do governo de continuar o grupo de trabalho, a ser instalado no INSS, nos termos da cláusula 5ª do acordo firmado entre as entidades representativas dos servidores e o governo federal. Entre outros pontos, este GT trata da jornada de trabalho.
  • Os GTs vão discutir a jornada de trabalho, aglutinação e atribuições de cargos; condições de trabalho, concurso público e critérios de avaliação de desempenho.
  • O líder do governo, Henrique Fontana, e um grupo de deputados federais vão se empenhar na retirada do PL 248/98. Este projeto permite a demissão de servidores por insuficiência de desempenho.
O Sindsprev-PE vai estar presente na luta para reverter a posição intransigente e inaceitável do Governo Lula de aplicar o código 28 com o desconto dos dias parados e impor multas milionárias contra os sindicatos.

Repudiamos a atitude do governo de querer desmontar a organização sindical dos servidores públicos e penalizar os trabalhadores com o objetivo de inibir suas lutas.

O Sindsprev de Pernambuco reconhece que a força da greve foi construída com a participação, coragem e determinação de cada servidor na defesa de seus direitos. Vamos continuar mobilizados para as conquistas e vitórias que merecemos.