Greve no INSS - Governo assina acordo com os servidores e paralisação chega ao fim
A greve nacional dos servidores do INSS, que aqui em Pernambuco durou cerca de 40 dias, chega ao fim após o governo Lula (PT) assinar no fim da tarde desta quarta-feira (28/8), acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS).
A principal concessão feita aos servidores foi a garantia de que a carreira do INSS será reconhecida como parte do núcleo estratégico do Estado brasileiro, com atribuições exclusivas, o que tem por objetivo evitar terceirização ou delegação de atividades.
“Estamos concluindo a greve com uma vitória. Quero parabenizar todos os servidores e colegas que estiveram na luta todos esses dias. A CNTSS também negociou a devolução dos descontos que tivemos, a reposição dos dias parados. Temos um desafio que é discutir no comitê gestor a estruturação da nossa carreira e estaremos juntos debatendo essa pauta e construindo propostas”, declarou Stella Pragano, diretora da CNTSS/Sindsprev-PE.
A proposta aceita tem os seguintes termos:
Para o Nível Superior e Intermediário:
- Reajustes em janeiro/2025 e em abril/2026;
- Ampliação da tabela remuneratória, passando de 17 para 20 padrões, com 5 padrões por classe;
- Acréscimo de 3 novos padrões na classe inicial da tabela reposicionando os atuais servidores, a contar de janeiro de 2025;
- Reajuste da remuneração de ingresso na carreira, a partir dos padrões iniciais;
- Majoração da GDASS, a partir da aplicação de 100% do reajuste proposto à estrutura remuneratória à citada gratificação (VB e GAE inalterados); e
- Percentual de ganho acumulado (2025/2026).
Para o Nível Auxiliar:
- Reajustes em janeiro/2025 e em abril/2026.
O Sindsprev-PE esteve, durante todo o período da greve, com seus diretores mobilizando toda a categoria, tanto na capital quanto nas cidades do interior de Pernambuco. Foram dias de muita luta e também conquistas para os servidores do INSS. Ainda existe muito o que ser conquistado, mas esse é um importante passo para alcançarmos os nossos objetivos. Parabenizamos todos os servidores que lutaram ao nosso lado durante este último mês e meio.
Confira em anexo o termo assinado: