Greve no INSS - paralisação será intensificada em Agosto


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A greve no INSS vem crescendo a cada dia e deve se intensificar até o início de agosto. Houve uma queda substancial na produtividade tanto nos serviços presenciais como nos semi presenciais ou remotos. A média geral da força de trabalho, com o monitoramento operacional de benefícios (MOB) e manutenção, caiu significativamente. 

O INSS solicitou ao STJ a suspensão imediata da greve ou, alternativamente, a manutenção de um mínimo de 85% dos servidores em atividade, sob pena de multa diária de R$ 200.000. A decisão judicial parcialmente acolheu o pedido, determinando a manutenção do serviço público com um mínimo de 85% das equipes em atividade, fixando multa diária de R$ 500.000 em caso de descumprimento.

O Sindsprev-PE afirma que a decisão foi tomada com base em premissas equivocadas e sem a devida apreciação contraditória. É importante lembrar que o caos no atendimento e o represamento de benefícios não são consequências diretas da greve, mas sim do sucateamento crônico do INSS, marcado pela falta de concursos públicos e falhas no sistema de processamento de dados.

Entre janeiro de 2023 e abril de 2024, o sistema de dados do INSS ficou fora do ar por dois meses, 13 horas e 36 minutos, prejudicando gravemente o atendimento à população. Atualmente, cerca de 15.000 servidores ativos realizam o trabalho que deveria ser feito por mais de 45.000, levando muitos ao adoecimento devido à sobrecarga.

Aqui em Pernambuco o Sindsprev-PE tem acompanhado as diversas agências pelo estado que estão aderindo à paralisação. O momento é de fortalecimento da greve para que nossos objetivos possam ser cumpridos!

Quais são as nossas pautas?

  1. Exigência de nível superior para o ingresso no cargo de Técnico do Seguro Social;
  2. Atribuições exclusivas para os servidores que compõem a Carreira do Seguro Social;
  3. enquadramento como Carreira Típica de Estado ou ” Estratégica Finalística/Transversal Estruturante”;
  4. Reestruturação da tabela remuneratória de acordo a NT13 (com Adicional de Qualificação); e
  5. abertura das Mesas Setoriais com prazo improrrogável (Defesa do teletrabalho, novas regras para o Bônus e pontuação).


Posto recém inaugurado do INSS em Vicência, inteior de Pernambuco.

« Voltar