Governo vai à Justiça contra greve de servidores do INSS

O governo federal, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), ingressou na última terça-feira com um pedido no Superior Tribunal de Justiça (STJ) solicitando a suspensão da greve nacional dos servidores. O governo também vai cortar o ponto dos grevistas, descontando do salário os dias de paralisação. O Executivo argumenta que os servidores do INSS não podem paralisar a prestação de um serviço essencial à sociedade.

O Sindsprev-PE lamenta que o que está preocupando o governo não são os pedidos da categoria, que já deixou bem claro através das negociações quais são as nossas reivindicações que vão além do reajuste salarial mas trata-se principalmente da reestruturação das carreiras. No lugar de resolver na negociação, o governo busca o judiciário na tentativa de desmobilizar a categoria.

Os representantes da CNTSS participarão de uma audiência com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, nesta quarta-feira, 24 de julho, em que vão cobrar o atendimento da pauta específica da greve.

O Sindsprev-PE ressalta que é muito importante que neste dia 24 servidores(as) de todo o país façam atos nas Agências da Previdência Social (APS), fortalecendo a greve que já conta com trabalhadores paralisados em 24 Estados. São mais de 400 APS com greve em apenas uma semana de paralisação.

Nos próximos dias, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) deve convocar as entidades sindicais que representam os servidores para dar continuidade às negociações salariais.