Primeiro Dia de Greve do INSS em Pernambuco
Por: Débora Almeida
Nesta manhã (19), Pernambuco amanheceu diferente. Nosso estado testemunhou o início de uma greve significativa protagonizada pelos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Organizada pelo Sindsprev-PE a paralisação visa chamar a atenção para uma série de reivindicações cruciais para a categoria e para a melhoria dos serviços prestados à população.
Desde as primeiras horas do dia, servidores de diversas agências do INSS, em Pernambuco, se reuniram em frente ao prédio da Gerência Executiva, Av. Mário Melo – 343, no bairro de Santo Amaro, para dar início à mobilização.
A principal pauta do movimento inclui a luta contra a sobrecarga de trabalho, a falta de recursos, a necessidade urgente de novas contratações para atender à crescente demanda de segurados, reestruturação da carreira tendo como referência a nota técnica 13, nível superior para ingresso de técnico do seguro social, reconhecimento da carreira do seguro social como carreira típica de estado, cumprimento dos acordos de greve, valorização profissional, pontuação justa e custeio do teletrabalho.
O Sindsprev-PE desempenhou um papel fundamental na organização e coordenação da greve. “A gente não está de braços cruzados para prejudicar a população. Estamos de braços cruzados para que haja melhoria nos serviços ofertados à população”, disse Stela Pragana, diretora do Sindsprev-PE e servidora do INSS, locada na APS de Olinda.
Durante o dia, os grevistas realizaram uma série de atos, levando suas demandas às ruas e ganhando o apoio de outras categorias e da sociedade civil. Faixas deram o tom da mobilização, que contou com a presença de vários servidores determinados a fazer suas vozes serem ouvidas.
O impacto da greve foi imediato. Muitos segurados que procuraram atendimento nas agências do INSS em Pernambuco encontraram as portas fechadas ou um serviço reduzido. A expectativa é que a paralisação ganhe ainda mais força nos próximos dias, com a adesão de mais trabalhadores e o aumento da pressão sobre o governo para negociar uma solução.
“Estamos aqui para defender nossos direitos e para garantir um atendimento de qualidade à população. Não podemos aceitar a precarização das condições de trabalho e a falta de investimentos no INSS.”, afirmou José Bonifácio, diretor do Sindsprev-PE.
A mobilização do Sindsprev-PE é um reflexo da insatisfação generalizada entre os servidores do INSS. A greve é um chamado à ação, um pedido de socorro diante da crise que afeta o serviço público. Enquanto o governo e os líderes sindicais se preparam para negociações, a sociedade observa atenta, ciente da importância de um sistema de seguridade social justo e eficiente.
O primeiro dia de greve do INSS, com a forte mobilização do Sindsprev-PE, marca um momento crucial na luta por melhores condições de trabalho e por um atendimento digno aos cidadãos pernambucanos. O resultado dessa paralisação será determinante para o futuro dos serviços previdenciários no estado e no país.
Clique aqui e confira as imagens do primeiro dia da greve e um vídeo divulgação.