CUT Lança Projeto Estratégico para Defender a Previdência Social Contra Pressões do Mercado Financeiro

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) apresentou um projeto estratégico para defender a Previdência Social diante das crescentes pressões do mercado financeiro para reduzir investimentos públicos. O projeto foi discutido na sede da CUT em São Paulo e contou com a participação de dirigentes sindicais e do ex-ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini.

A iniciativa visa capacitar dirigentes sindicais para que possam debater com profundidade o tema da Previdência em suas bases. A CUT destaca a importância de proteger os direitos dos trabalhadores, tanto ativos quanto aposentados, contra os interesses do setor privado, que busca lucrar com os recursos previdenciários. A estratégia inclui a formação de grupos de trabalho para desenvolver estudos e mapeamentos sobre a situação da Previdência no Brasil, com o objetivo de fortalecer a defesa dos direitos previdenciários e propor soluções de financiamento sustentáveis.

Os dirigentes enfatizaram a necessidade de uma mobilização contínua e informada para enfrentar os desafios impostos pelas reformas trabalhistas e previdenciárias recentes, que têm enfraquecido a seguridade social no país.