Em nova rodada da mesa de negociação do INSS governo faz pequeno avanço

Aconteceu na tarde da última quarta-feira, no Ministério da Gestão e Inovação, em Brasília, uma nova rodada de negociação com o governo federal da mesa específica do INSS. Uma nova proposta foi apresentada e avanços foram feitos, mas ainda é pouco para as expectativas que as entidades sindicais possuíam. A discussão agora será levada para toda a base para que possa ser analisada em maior profundidade.

O avanço de destaque foi o aumento do índice de 3,5% para 5% no reajuste de 2026. O restante não mudou muita coisa. Na questão da incorporação da GDASS no Vencimento básico (V.B) o governo se mostrou totalmente contrário, alegando que haveria um impacto financeiro muito grande. Apesar disso, o governo entende que o atual V.B está muito baixo e seria necessário um movimento para que haja um aumento. A proposta foi a de congelar a GAI e jogar parte do reajuste diretamente no V.B.

O governo também permanece inflexível quanto ao concurso de nível superior e da carreira típica de estado. O que foi prometido é que será colocado em vigor o comitê gestor para debater, após as negociações, a reestruturação de carreira. A proposta agora será levada para todas as bases para que os devidos debates e articulações sejam discutidas.

O Sindsprev-PE acredita que ainda existe espaço para uma melhora na proposta do governo. O INSS é uma entidade muito forte e que possui uma base engajada e disposta a ir à luta. Na próxima Quarta-feira, 10, às 15h, vai acontecer uma assembleia extraordinária para deliberação sobre a proposta da direção do sindicato sobre decretação de estado de greve. Toda a categoria está convidada para comparecer à sede do sindicato. O momento agora é de discussão e mobilização para que haja mais avanços importantes para a nossa categoria.