Reunião da mesa específica do INSS é adiada para Julho

O governo, através do Ministério de Gestão e Inovação, decidiu adiar a próxima rodada da mesa temporária de negociação, da Mesa Específica e Temporária do INSS, prevista para 28 de junho, para 3 de julho. O objetivo por trás da alteração de data seria encostar no prazo de apresentação das propostas orçamentárias, previsto para agosto, o que acaba dificultando para os sindicatos e federações  qualquer tipo de avanço nas negociações.

Na última rodada, o governo propôs reduzir ainda mais o vencimento básico (VB) dos servidores e servidoras do Seguro Social. A pauta de incorporação da GDASS ao vencimento básico é histórica na federação, reafirmada na greve de 2022, haja vista, a injustiça e inconstitucionalidade que se arrasta nas últimas décadas, do vencimento básico ser inferior ao salário mínimo.

O vencimento básico de ingresso na Carreira atualmente é no valor de R$ 776,74. Na proposta, passaria para R$ 770,31, quase a metade do valor do salário mínimo vigente, sendo um dos mais baixos do Executivo Federal.

Vale lembrar que no ano de 2022 o Sindsprev-PE junto com os(as) trabalhadores(as) do Seguro Social realizaram uma fundamental greve de mais de dois meses durante o governo de destruição nacional de Bolsonaro. Dentre os pontos centrais do acordo de greve conquistado com a luta pela categoria, foi a recomposição remuneratória do vencimento básico, com a incorporação das gratificações produtivistas ao salário.

O Dia Nacional de Luta no dia da reunião das mesas de negociações específicas, será realizado dia 3 de Julho, com paralisações, atos e protestos nos Estados e em Brasília.

A tarefa para todos e todas servidores(as) neste momento é intensificar a mobilização, participar das assembleias de base e organizar seu local de trabalho. Igualmente importante é que toda a categoria, independente da modalidade de trabalho (presencial, remoto, híbrido ou teletrabalho), participe das assembleias que o Sindsprev-PE organizar e convocar.