Sindsprev-PE realiza reunião híbrida para relatar aos servidores no INSS as propostas do governo federal

Na tarde de Terça, 04, o coordenador geral do Sindsprev-PE, convocou uma assembleia, em formato híbrido, com os servidores do INSS para fazer um relatório das reuniões que aconteceram em Brasília na última semana. As propostas feitas pela União foram expostas aos presentes que, através de votação, rejeitaram por unanimidade.

“Infelizmente o governo rejeitou tudo que foi pedido pelos sindicatos. Se o governo é contra as carreiras típicas de estado então que coloque todos os servidores no mesmo patamar salarial. Hoje sabemos que os servidores de nível técnico também desempenham funções que deveriam ser apenas dos analistas, porém ganhando muito menos. O nosso objetivo é lutar pela valorização de todos os níveis dentro do INSS.” afirmou Luiz Eustáquio.

Inicialmente, o MGI se posicionou contrário à exigência no concurso de nível superior para o cargo de técnico, argumentando que as atribuições atuais não justificam essa mudança. No entanto, o Ministério ressaltou que a carreira já conta com o cargo de analista de nível superior, tornando desnecessária a alteração para os técnicos.

Além disso, o MGI alegou a impossibilidade jurídica de transpor os atuais cargos de nível médio para nível superior, classificando tal medida como inconstitucional. Caso a mudança de escolaridade seja aprovada, ela seria válida apenas para os próximos concursos do INSS. Sendo assim, o governo criaria uma nova tabela salarial para o cargo de técnico de nível superior, mantendo os atuais cargos de nível médio em uma tabela separada, com a possibilidade de adicionais conforme a escolaridade.

Outro tópico discutido na reunião foi o reajuste salarial para os servidores do INSS. Portanto, o governo apresentou uma proposta de aumento de 9% em 2025 e 3,5% em 2026, sem alterar as distorções remuneratórias existentes entre os cargos de técnico e analista.

As propostas do governo foram rejeitadas de forma unânime e estipulamos quais são as principais pautas que queremos levar à discussão nas próximas reuniões. Elas são:

1- Lutar para que o bônus seja mantido e incorporado ao adicional de qualificação

2- Lutar pelo aumento do Vencimento Básico (V.B)

3- Pedir ingresso no nível superior

O Sindsprev-PE acredita que a categoria do INSS é muito forte e portanto não deve se acomodar ou aceitar qualquer coisa. Junto com a CNTSS, vamos voltar para Brasília na próxima rodada de negociações e vamos permanecer firmes na busca pelo que acreditamos ser o justo para a nossa categoria.