Coordenador do Sindsprev-PE se dirige para Brasília-DF na luta de resolução definitiva da DI

O coordenador geral do Sindsprev-PE, Vereador Luiz Eustáquio, esteve na semana passada em Brasília-DF, do dia 08 ao dia 09 de maio, participando de três importantes reuniões para solucionar o problema dos servidores públicos do Ministério da Saúde (MS), onde cerca de 2.800 servidores correm risco de terem valores descontados dos seus salários.

A solução desse problema, retirada da Diferença Individual (D.I), é conseguir articular no Governo Federal a elaboração e aprovação de uma lei para que o Tribunal de Contas da União (TCU) não interprete de forma equivocada a retirada da D.I.

A primeira ação foi articular o governo e o parlamento, conversando com diversos deputados, entre eles: Pedro Campos, Tábata Amaral e Eriberto Medeiros, sobre a situação que os servidores do MS estão passando devido essa decisão judicial da retirada da DI.

A segunda reunião foi com a ministra da saúde, Nísia Trindade, na sede do MS. Tendo em vista que os servidores que estão sendo afetados são da saúde. A pauta resumiu-se em abordar a atual situação dos servidores e servidoras do nosso estado, Pernambuco. Pedindo para que a ministra olhe para essa situação e que o MS venha solicitar ao poder executivo, o presidente da república, que se empenhe na elaboração da aprovação dessa lei no Congresso Nacional.

Foi entregue um ofício, e nesse documento têm uma retrospectiva, que o Sindsprev-PE fez, informando como esse valor chegou a ser adicionado ao vencimento final dos servidores, passando pelo antigo plano de cargos, carreiras e salários (PCCS), pertencentes ao antigo INAMPS, hoje Ministério da Saúde e ao antigo IAPAS e INPS, posteriormente transformado no INSS.

“O Sindsprev-PE não vai descansar enquanto esse absurdo não for resolvido. Vamos nos mobilizar e acampar aqui em Brasília se for o necessário, mas não admitimos que um direito adquirido pelos servidores da saúde, mediante muita luta, seja retirado dessa maneira. Esse é um trabalho que está sendo realizado com muita seriedade na busca de apoio político e parlamentar, para que estejamos fortalecidos nessa luta. Mas vamos ir além se for necessário e não vamos abrir mão do que é nosso.” afirmou Luiz Eustáquio.

Após a entrega do ofício, que mostra essa necessidade dos servidores, a ministra afirmou que irá analisar e prestar atenção no que está acontecendo com esses servidores e servidoras.

A última reunião importante foi realizada no Ministério de Gestão e Inovação (MGI)  com o José Feijó (secretário de relações de trabalho do MGI), que é o representante do Governo Federal para negociar todas questões salariais e funcionais do serviço público federal. Em pauta, o nosso coordenador, expôs o problema e entregou a documentação para que pudesse ser analisada e que juntos conseguíssemos encontrar uma saída para poder garantir que os salários dos trabalhadores sejam mantidos e que essa situação seja resolvida de forma definitiva.

Na maioria dessas atividades, o nosso coordenador estava acompanhado pelo dirigente nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Sandro Cezar. Estamos na luta para defender o direito do trabalhador e da trabalhadora, com esperança de uma resolução definitiva para nossa categoria.

Juntos somos mais fortes!