Sindsprev-PE discute a retirada da DI e proposta de governo de reajuste salarial

Aconteceu na última Sexta-feira, 03, na sede do sindicato, uma assembleia extraordinária que convocou todos os servidores que fazem parte da carreira da previdência, saúde e trabalho (PST) que estão na ativa e aposentados, para discutir a retirada da Diferença Individual (D.I) do vencimento final dos trabalhadores da saúde. Na pauta da assembleia também estava proposto a discussão e também a proposta de reajuste salarial dos servidores federais do PST. A mesa contou com a presença do coordenador geral do Sindsprev-PE Luiz Eustáquio, do secretário de finanças José Bonifácio, da diretora de imprensa e comunicação Silvaneide Márcia, do presidente da CUT-PE, Paulo Rocha, e dos advogados Fabiano Parente e Cláudio Ferreira.

Encaminhamentos da assembleia

Para Luiz Eustáquio, o momento agora é de articulação: “precisamos primeiro resolver na base da política. Estarei indo para Brasília e vou bater na porta do gabinete de quantos deputados for necessário. Não é fácil aprovar uma lei federal e o nosso tempo é curto, mas vamos buscar apoio parlamentar e se isso não resolver então vamos partir para uma outra estratégia, mas desde já a mobilização da categoria é necessária.” afirmou o coordenador geral do sindicato.”

Também foi discutida na assembleia a proposta apresentada pelo governo na mesa específica da previdência, saúde e trabalho sobre o  reajuste salarial. O diretor José Bonifácio, foi quem representou o sindicato na mesa de negociação do PST em Brasília no último dia de Abril. “O governo mantém a ideia de reajuste zero para este ano, com uma mudança com relação a 2025: sair de 4,5% para 9% ainda no mês de Janeiro do ano que vem e 3.5% em Maio de 2026. Outra proposta lamentável foi a feita para o nível auxiliar, na qual diminuíram o valor. São servidores que ganham menos e que receberam uma proposta de reajuste menor, de 4.5% para 2025 e 4.5% para 2026. ” afirmou Bonifácio.

Para Luiz Eustáquio apesar dos reajustes dos benefícios serem bons a proposta salarial é um disparate. “Essa proposta do governo feita para os trabalhadores não tem sentido. É aquém daquilo que merecemos e precisamos. A proposta do Sindsprev-PE é de rejeitamos e continuamos negociando.” concluiu o coordenador. A pauta foi colocada em votação para a assembleia presente e foi rejeitada por unanimidade.

Essa é a posição do sindicato até o momento. Rejeitamos a proposta de reajuste do governo visando uma nova rodada de negociações e vamos para Brasília lutar para que a D.I não seja retirada do vencimentos dos servidores da saúde. Convocamos todos os nossos filiados a permanecerem vigilantes e atentos às nossas redes. O Sindsprev-PE estará atualizando a todos sobre o resultado de todas as negociações propostas.