Sindsprev-PE promove treinamento de capacitação anual para equipe do CFL sobre o TEA


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Preocupados em compreender e atender melhor pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Sindsprev-PE promoveu, neste sábado (20), um treinamento de capacitação para os funcionários do Centro de Formação e Lazer (CFL).

O tema abordado foi: Inclusão do Autismo na Sociedade. A psicóloga Danielle Oliveira, especialista em psicopedagogia e saúde da família, foi a palestrante responsável por aplicar as dinâmicas de interação. “Aqui no CFL tivemos uma excelente oportunidade de trabalhar a Inclusão do Autismo e porque não aproveitar esse mês para divulgarmos e sinalizarmos sobre esse tema? Hoje estamos quebrando barreiras.” Disse Danielle.

Tudo começou com uma roda de conversa onde a palestrante introduziu o tema e abriu espaço para que os funcionários tivessem a oportunidade de contar suas experiências. Após esse momento de troca, descontração e explanação aconteceu a primeira atividade, que trabalhou a coordenação motora fina, foco, equilíbrio do corpo, atenção e concentração. Foram utilizados alguns acessórios para auxiliar na aplicação da dinâmica como: cones, linhas, bolas e argolas.

Foi realizada, em diferente momento, outra atividade com um quebra-cabeça todo colorido, (que é um ícone do autismo simbolizando que cada indivíduo é único dentro de um amplo aspecto), onde foram distribuídas peças grandes e pequenas. “As peças maiores representavam o CFL, esse espaço, essa família que irá acolher os nossos autistas. Já as peças menores representavam as características peculiares de cada um deles.” Disse a palestrante.

Todas as atividades aplicadas na capacitação com os funcionários do CFL, também são utilizadas em consultório com os pacientes atípicos da psicóloga Danielle. Ela realizou as mesmas dinâmicas de forma intencional para mostrar que as características e elementos pessoais não fazem só parte do “mundo azul”, mas são partes do nosso mundo em geral. “Foi muito leve aplicar essa dinâmica e observar adultos aprendendo e ainda assim brincando e se divertindo.” Disse a psicóloga.

No próximo sábado (27), será a extensão do treinamento que terá como principal objetivo aprofundar na prática as técnicas que foram aplicadas durante a capacitação nesse último sábado (20). O CFL receberá alguns dos pacientes da palestrante e acontecerá um momento de inclusão e bastante aprendizado.

Uma sociedade mais consciente também é menos preconceituosa e mais inclusiva.

« Voltar