Empresa de Serviços do INSS acaba apelidada de - VazaPrev - devido a Falhas

Responsável por gerir a tecnologia por trás dos programas sociais do governo, a Dataprev é peça-chave na administração de aposentadorias, BPC, abono salarial e seguro-desemprego. Estes serviços são vitais para milhões de brasileiros que dependem da agilidade e segurança desses sistemas.

Acontece que devido a uma grande quantidade de falhas no sistema desenvolvido pela Dataprev, os problemas têm prejudicado o acesso de beneficiários a pedidos de aposentadoria e outros auxílios. As dificuldades causam problemas no enfrentamento da fila do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), especialmente no auge.

Em ofício feito pelo Sindsprev-PE, através do seu coordenador geral Luiz Eustáquio, no ano passado, foram feitas denúncias sobre as péssimas condições do Portal-CNIS do INSS, que gerou atraso na análises dos pedidos de aposentadoria, certidões de tempo de serviço, benefício assistencial, entre outros, prejudicando os segurados do INSS, bem como os servidores em razão da dificuldade de atingir as metas de desempenho traçadas pelo Governo Federal, obrigando os servidores a trabalharem em horário noturno para acessar o sistema.

De acordo com o ofício protocolado, o problema vinha se agravando em razão da falta de investimento na área de informática, com total precarização do atendimento. Vale lembrar que a tentativa de privatizar a Dataprev teve consequência na qualidade dos serviços apresentados pela empresa pública. O governo anterior deixou a obsolescência tomar conta do órgão para vendê-lo.

O Sindsprev-PE reitera a importância de cuidar com responsabilidade dos dados da população. Além disso, é mais uma vez evidente o quanto a falácia da privatização como solução se prova uma narrativa falsa. Os pensamentos liberais do governo anterior provocaram um problema a mais para ser resolvido pela atual gestão.