Atendendo solicitação do Sindsprev-PE o MPT-PE começou a realizar vistoria nos locais de trabalho dos servidores do INSS

Na última terça-feira, 09, o Coordenador do Sindsprev-PE, Luiz Eustáquio, se reuniu com servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Vitória de Santo Antão, discutindo mais uma vez a questão da falta de manutenção nos aparelhos de ar-condicionado da unidade de trabalho.

Essa pauta não é de hoje. O problema já vinha se agravando devido a falta de empresa contratada para a manutenção dos aparelhos. Desde o ano passado o sindicato já vinha cobrando a superintendência agilidade na licitação de nova empresa para realizar esse serviço, inclusive, formalizou uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MTP-PE), descrevendo as condições precárias na unidade de trabalho e as dificuldades de realizarem suas atividades em razão do calor.

Devido a esse desconforto e falta de humanidade com os servidores e segurados, que ficavam submetidos a um ambiente bastante precário mediante ao calor e mormaço, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Região de Vitória, haviam feito uma pequena manutenção e conseguiram “resolver o problema” por uma semana. Infelizmente, foi justo nessa semana que o MTP-PE atendeu a demanda cobrada, em ofício, pelo sindicato e realizou a vistoria. Aparentemente estava tudo bem, mas para infelicidade dos servidores e assegurados, na semana posterior os aparelhos pararam de funcionar e retornaram os dias massacrantes com intensas ondas de calor e sem a devida climatização.

A última previsão para resolução dessa situação é para o mês Maio de 2024. O Sindsprev-PE se comprometeu a continuar monitorando o trabalho do MPT-PE e dar continuidade a cobrança de um posicionamento com a data exata para realização dessa manutenção, para assim, ter a garantia que de fato, em Maio, toda essa situação esteja resolvida.