Sindsprev-PE em parceria com a UFRPE realiza formatura de cursos de capacitação profissional

No dia 21 de março, o Sindsprev celebrou a cerimônia de entrega de certificado dos cursos realizados em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O evento, que já formou mais de 3.200 pessoas, em sua maioria mulheres, foi realizado no auditório do Centro de Formação e Lazer do Sindsprev (CFL) e contemplou moradores das comunidades vizinhas bem como filiados, sócios e familiares.

Para dona Jossara Lopes, servidora aposentada do Ministério da Saúde e integrante do Comitê de Aposentados do sindicato, foi pura emoção receber seu certificado aos 84 anos, pelo curso de Empoderamento Digital. Através dele, os alunos conseguiram aprender as técnicas de manuseio de seus celulares que, no caso dos idosos,por exemplo, se torna uma missão, na maioria das vezes, restrita aos familiares. Agora, quem dependia dos netos para a realização de pequenas missões em seu aparelho de telefone móvel, tem conhecimento básico de redes sociais, segurança de dados, entre outros desafios.

Além do curso de Empoderamento Digital, a UFRPE também deu aulas de Cozinheiro Básico; Confeitaria, Doces e Salgados e Envelhecimento e Cuidado ao Idoso. Para o coordenador geral do Sindsprev, Luiz Eustáquio, a formação foi um ato importante, “desde que eu soube que a gente teve esse contato com a universidade eu fiquei encantado com isso e quisemos aproveitar porque entendemos que esse é o caminho. O caminho de levar conhecimento para as pessoas. Já oferecemos muitas oportunidades aqui juntamente com a UFRPE e isso é motivo de orgulho para o Sindsprev e toda a nossa categoria”, afirmou.

Luiz Eustáquio também informou que está articulando um curso de Empoderamento Financeiro para pessoas de baixa renda e também propôs à universidade um curso voltado para mães de crianças autistas. A proposta já foi encaminhada e os organizadores já começam a se articular sobre o assunto.