Campanha salarial Reajuste para servidores federais seguirá em impasse até Junho


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Na última reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) — que discutiu o reajuste salarial para os servidores públicos federais —, realizada no dia 28 de fevereiro, nada ficou decidido pelo governo em relação ao incremento nos vencimentos dos servidores. Agora, com o calendário apontando apenas para junho como a próxima rodada de negociação da MNNP, ainda sem data definida, as entidades representativas dos servidores continuam sem nada para comemorar.

O impasse se deve porque o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) solicitou mais tempo aos representantes sindicais para avaliar a viabilidade de concessão do reajuste salarial ainda neste ano. Esta posição, entretanto, está condicionada à divulgação do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias, cuja expectativa é determinante para a tomada de decisão do governo.

A arrecadação tem apresentado números positivos, indicando uma perspectiva financeira favorável. No entanto, mesmo com essa tendência, o governo segue afirmando não ser suficiente para garantir um reajuste salarial neste ano.

A União cogita dar reajuste nominal aos servidores federais ainda em 2024. Contudo, em vez de dar a mesma correção a todos, como aconteceu em 2023, com o reajuste linear de 9%, a União considera a possibilidade de uma correção nominal. Isso significaria uma porcentagem específica para cada categoria, que beneficiaria mais os funcionários com menores salários.

O Sindsprev-PE continuará participando das negociações e reafirma que é momento de atenção e mobilização. O impasse continua e vamos intensificar a luta. A nossa expectativa ainda é a de que o governo mude de postura.

« Voltar