Sindsprev-PE celebra dia da mulher com roda de diálogo e programação cultural
O Sindsprev-PE vai realizar, no dia 10 de Março, uma programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres pela igualdade de condições às dos homens, não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência. Por isso, o nosso sindicato vai realizar uma roda de diálogo com o tema: Rede de apoio às mulheres vítimas de violência. O painel vai contar com a presença de diretoras do Sindsprev e o coletivo de mulheres da CUT.
Em 2023, uma média de 245 brasileiras ligaram diariamente para a Central de Atendimento à Mulher. Até outubro do ano passado foram 461.994 ligações registradas. Delas, 74.584 relatavam algum tipo de violência contra mulheres. Em 2022, o número era de 73.685 contatos. Os dados são do Ministério das Mulheres. Das ocorrências mapeadas, 51.941 foram feitas pela própria mulher em situação de violência. Os números mostram, ainda, que mulheres negras são as principais vítimas dos casos, com 31.931 registros contabilizados.
Uma cartilha produzida pelo Sindsprev-PE de combate à violência contra a mulher será apresentada às filiadas assim como foi feito no ano passado. “Precisamos sim, melhorar a nossa informação, como mulher, como pessoa e como cidadã. Precisamos estar envolvidas nesses movimentos e nessas conversas.” afirma Iacélys Carvalho, diretora do Sindsprev da secretaria de políticas sociais e culturais.
O evento também terá atrações culturais, de saúde e lazer como a feira de artesanato e área de bem-estar com diversos serviços, além de uma roda de samba com Leyde do Banjo e as Maris do samba e show com a cantora Cecília. A programação começa às 10h e vai até o final da tarde.