Passando o Rodo no reajuste 0 foi tema do Carnaval do Sindsprev em 2024

No último sábado, 3 de fevereiro, o Centro de Formação e Lazer do Sindsprev-PE (CFL) ficou repleto de foliões e foliãs, cheios de energia para com irreverência protestar contra a proposta do governo em relação ao reajuste salarial dos federais. Em meio a serpentinas, fantasias e muito frevo, o Bloco Passando o Rodo, que já existe desde 1992, com o tema Passando o Rodo no Reajuste 0,0%, militou pela categoria ao som de Nonô Germano e um repertório a rigor do Carnaval de Recife.

O tema escolhido foi em tom de crítica à proposta do Governo Lula em relação ao reajuste salarial dos servidores públicos federais que, para 2024, foi revertido apenas no aumento de alguns benefícios como vale-alimentação e auxílio-saúde, mas deixou os servidores aposentados totalmente à deriva. O governo fez promessas para 2025 e 2026, com aumento de 4,5% para cada ano, contudo, os servidores não estão conformados e já se mobilizam para protestos na tentativa de reverter a situação.

O comitê de aposentados abriu a festa e logo, Patusco fez o som animar. Em seguida, a direção do Sindsprev fez seu discurso, contra a reforma administrativa e pela luta por um salário digno e justo para a categoria. O diretor Carlos Tavares reforçou a força da categoria e a fiscalização do Sindsprev em relação ao parlamento. “o parlamento muitas vezes quer fazer o que quer, mas somos uma categoria forte e organizada, a única que no Governo Bolsonaro parou. Somos uma categoria de luta”, disse.

Quem também esteve presente foi o Deputado Federal Carlos Veras (PT), que em entrevista para o Sindsprev, fortaleceu a importância do bloco: “o Passando o Rodo  vem trazendo alegria. Aqui a gente só não brinca, a gente se organiza e se conscientiza. A gente reúne forças para lutar pelos nossos direitos.  Tem uma reforma administrativa batendo no bolso do trabalhador e precisamos estar unidos para podermos resistir”, afirmou.

Além de Nonô Germano, Patusco e a Orquestra Flor de Lis, levantaram a poeira no CFL e levaram a multidão ao delírio.