CNTSS realiza Plenária Nacional dos Federais no CFL
Nos dias 30 e 31 de janeiro dirigentes representantes de entidades sindicais do País estiveram presentes no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev-PE (CFL) para a Plenária Nacional dos Federais para uma discussão sobre a Campanha Salarial 2024, análise das conquistas e desafios para a categoria e estratégias para as negociações com o Governo Lula junto ao Ministério da Gestão e Inovação.
A discussão começou na tarde da terça-feira (30) e se estendeu até a manhã do dia seguinte. Mais de 30 dirigentes se fizeram presentes, entre eles, a Presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social (CNTSS), Júlia Reis, o coordenador-geral do Sindsprev-PE, Luiz Eustáquio, o diretor financeiro José Bonifácio Monte e outros dirigentes sindicais.
A proposta do governo não contempla o reajuste linear, Júlia Reis reforçou a importância das entidades exigirem participação direta nas mesas de negociações do governo para tratar de assuntos dos servidores. Luiz Eustáquio, fortaleceu o comentário da presidenta: “precisamos saber onde a gente é escutado. Onde somos? O empresário é escutado. Recentemente foram milhões e milhões para o agronegócio, mas quando a gente fala de aumento para o servidor o governo se recusa porque alega que o custo financeiro é alto. E se falamos de direitos para o aposentado a recusa é maior ainda. Não podemos ficar parados”.
Já no segundo dia, o debate se debruçou em pontuar as estratégias com enfoque para o aprofundamento das carreiras específicas, cobrança por concursos públicos, posição política da CNTSS em relação a Associação Nacional dos Servidores dos Ministérios do Trabalho e da Previdência, entre outras pautas.
Nos encaminhamentos ficaram definidos um debate sobre a Reforma Administrativa do Governo Lula, socialização do documento produzido no MGI sobre aglutinação de carreiras, criação de uma mesa específica da carreira do seguro social e do Ministério da Saúde, indicação da CNTSS dos nomes que irão compor a Mesa Nacional de Negociação do Ministério da Saúde, entre outras pautas. Um seminário da CNTSS previsto para os dias 15 e 16 de março no CFL.