Biografia do SUS será lançada em fevereiro

Que o SUS é o maior modelo de sistema de saúde pública do mundo, isso você já deve saber, nesse ano de 2024, ele faz aniversário de 36 anos e, o máximo disso tudo é que no dia 5 de fevereiro será lançada a sua biografia.

A biografia do SUS consiste na história de sua construção e como a desinformação e a corrupção ameaçam o nosso sistema. Os autores são o médico Luiz Antonio Santini, ex-diretor geral do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e o historiador Clóvis Bucão, autor de obras sobre a princesa Leopoldina e o padre Antônio Vieira.

“SUS: uma biografia. Lutas e conquistas da sociedade brasileira” é um conjunto de relatos de médicos, políticos e acadêmicos envolvidos na luta pela sua construção e fortalecimento.

Mais de 190 milhões de pessoas já foram atendidas, o SUS se tornou pioneiro em transplantes, criou a vigilância sanitária e fez despencar a mortalidade infantil, após a instalação do artigo 196 da Constituição Federal de 1988, quando cravou no país que “a saúde é direito de todos e dever do Estado”.

A obra também fala sobre os ataques do Governo Bolsonaro e sobre os desafios enfrentados na pandemia.