Dia dos aposentados será marcado por festa e luta


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


No dia 24 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional dos Aposentados. A data foi estabelecida em homenagem à instituição da primeira lei brasileira destinada à previdência social, em 1923, pelo então presidente Artur Bernardes: a Lei Eloy Chaves.

Começou em 1888, com um decreto que estabelecia a aposentadoria de funcionários dos Correios – levando-se em consideração a expectativa de vida na época: era preciso ter 30 anos de serviço e idade mínima de 60 anos para se aposentar. Algumas décadas depois, foram instaurados sistemas de aposentadoria para funcionários de diversos setores ligados ao Estado, da Casa da Moeda à Alfândega.

Para o Sindsprev-PE, os nossos aposentados significam o fruto de muita luta e conquista. São servidores que dedicaram suas vidas ao funcionalismo público brasileiro e que por isso merecem ser incluídos em todas as pautas de discussão quanto ao reajuste salarial. No dia 27 (Sábado), em paralelo a festa, teremos um importante ato interno em prol do reajuste salarial dos servidores federais, com o objetivo de trazer os aposentados para essa luta que visa também contemplá-los.  

O evento, que acontece a partir das 8h, no Centro de Formação e Lazer (CFL), conta com um sábado repleto de atividades e discussões que visam contribuir para a luta como um todo.  A proposta da roda de diálogo será a de discutir ideias que sirvam o propósito de incluir os aposentados na pauta do reajuste.

« Voltar