Entidades sindicais se reúnem para contraproposta ao governo em relação ao reajuste salarial dos servidores

Na última sexta-feira (12), as entidades sindicais que compõem a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), entre elas o Fonasefe, se reuniram para discutir uma contraproposta ao governo em relação ao reajuste salarial de 2024. Uma outra reunião foi definida para a segunda-feira (15) com auxílio do Dieese para negociação.

Em reunião, foi acertada uma contraproposta de 29,49% e 18,30% em três anos, dividida em três parcelas, com primeiro pagamento ainda em 2024. Vale relembrar que no dia 18 de dezembro de 2023, a proposta oficializada foi de reajuste zero em 2024 e 4,5% em 2025 mais 4,5% em 2026, contudo aumentou os benefícios dos servidores ativos, mas, os aposentados não serão contemplados.  Fonasefe confirmou a plenária do conjunto do funcionalismo para o dia 30 de janeiro. No Recife a CNTSS estará reunida com os sindicatos para discutir a proposta apresentada pelo governo. Em ambas as atividades serão definidos os próximos passos da Campanha Salarial 2024.

A contraproposta tem como ponto central o reajuste ainda neste ano. Segundo o Dieese, através dos seus estudos e pesquisas, as entidades entendem que há espaço para avanços a partir do que foi apresentado em 2023 pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI).