Sindicatos cutistas apesar de comemorarem os avanços da COP28 criticam falta de inclusão do trabalhador no debate

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 ( COP 28) foi encerrada no dia 12 de dezembro, o evento aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes, e reuniu líderes mundiais de 190 países, incluindo o presidente Lula. Ela trouxe avanços nas pautas ambientais,um deles foram as estratégias para diminuir o uso dos combustíveis fósseis em todo o planeta a fim de evitar que o aquecimento global chegue a um ponto sem retorno, o que seria uma catástrofe para a vida humana na Terra.

Com isso, segundo o relatório final da conferência, os países, por determinação, deverão fazer a transição dos combustíveis fósseis até 2050, ele ainda propõe que seja triplicada a capacidade de energia renovável a nível mundial até 2030. Contudo, as reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras não foram contempladas.

A CUT e a Confederação Sindical Internacional (CSI) comemoraram a inclusão de referências aos direitos trabalhistas e à proteção social no Programa de Trabalho para uma Transição Justa, bem como o reconhecimento na COP28 do trabalho contínuo realizado pelos sindicatos no mundo inteiro para combater as mudanças climáticas, no entanto, afirmam que é uma omissão significativa a ausência de qualquer referência aos trabalhadores e trabalhadoras e aos seus sindicatos no “Balanço Global”.

Confira no site do Sindsprev a nota emitida pela CUT na íntegra.

Fonte: CUT Nacional