Diretora do Sindsprev-PE participa da 5ª conferência nacional da Saúde Mental


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Sob o tema “A política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS, a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental começou na última segunda-feira (11) em Brasília e seguiu até a quinta-feira (14), com o objetivo de propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Saúde Mental e fortalecer programas e ações de saúde mental.

A diretora do Sindsprev-PE, Silvaneide Márcia, esteve presente no evento. “É de fundamental importância que esse tipo de conferência aconteça e conte com orçamento da União. Segundo a OMS o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. Cuidar da saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras é uma das lutas do nosso sindicato”, afirmou a diretora.

Durante os 4 dias, representantes de diferentes segmentos sociais debateram e apontaram rumos para uma política pública mais abrangente para a saúde mental. Organizada pelo CNS e promovida pelo Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, a conferência reuniu cerca de 2 mil pessoas.

Além dos delegados eleitos nas etapas municipais e estaduais, a conferência nacional contou com cerca de 160 delegados eleitos nas conferências livres, realizadas até o final de setembro, incluindo a 1ª Conferência Livre Nacional de Saúde Mental da População Negra e a Conferência Livre Nacional do Fórum Nacional das Centrais Sindicais em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

« Voltar