Livro conta história política do país a partir do testemunho dos trabalhadores

Foi lançado, na última terça-feira (5), em São Paulo, o livro “A geração que criou a CUT - a história contada por quem a faz”. O livro reúne o testemunho de 30 lideranças do movimento sindical que protagonizaram nas décadas 1970 e 1980, período de intensas lutas sociais e do trabalho, papéis importantes e que tiveram por consequência o surgimento da CUT.

A partir de entrevistas com sindicalistas que, à época, lideraram grande parte desses movimentos que sacudiram esse período da história do Brasil, o livro "A geração que criou a CUT" faz um resgate histórico tendo como pano de fundo o período que se inicia com a avalanche grevista de 1978 até a promulgação da Constituição de 1988, dois marcos desse processo.

O livro, publicado pela editora Annablume, foi organizado por Claudio Nascimento, Iram Jacome Rodrigues, João Marcelo Pereira dos Santos, Maria Silvia Portela de Castro e Sandra Oliveiro Cordeiro da Silva.

O livro explica que na segunda metade dos anos 1970 a indústria manufatureira brasileira e setores de serviços modernos (telecomunicações) tiveram um crescimento muito grande, trazendo novas questões para a enorme massa de trabalhadores que havia sofrido com o arrocho salarial e que passou a demandar sua parte no bolo e na política. Em 1978 ocorrem as greves no Brasil começando pela indústria metalúrgica e estas se estendem por um longo período e marcam o ocaso da ditadura militar.