Entidades sindicais realizam dia nacional de luta por recomposição salarial

por Carlos Segundo

As entidades participantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) convocam todas as servidoras e servidores públicos federais (SPFs) a participarem das atividades do Dia Nacional de Luta em Defesa da Recomposição Salarial, que ocorre nesta terça-feira, 28 de novembro.

Este dia será marcado por mobilizações, atos, panfletagem e assembleias de bases nos diversos estados do país. Na parte da tarde, às 18h, haverá uma live (transmissão ao vivo) com a participação das entidades nacionais integrantes do Fonasefe, dentre elas a FENASPS.

A principal pauta nesse momento é para pedir que o governo atenda às reivindicações da Campanha Salarial de 2024 dos servidores públicos federais. O índice conquistado está longe de contemplar as perdas acumuladas dentro do funcionalismo – a inflação entre os anos de 2019 e 2022 chegou a 27% – e é resultado das diretrizes de orçamento do governo anterior, sendo a Campanha Salarial de 2024 um momento decisivo para os trabalhadores e trabalhadoras do Serviço Público.

O Sindsprev-PE reitera a importância de uma Mesa de Negociação justa e democrática, com espaço para a participação das entidades representativas, onde possam levar os anseios das bases do funcionalismo. Os últimos anos foram sombrios para os serviços públicos, com múltiplos ataques aos servidores(as) e é preciso reverter esta situação.