Sindsprev-PE realiza evento sobre o Novembro Negro com homenagens a Marta Almeida e ex-diretora Anilda Silva

por Carlos Segundo

O Sindsprev-PE realizou no último Sábado, 18, no nosso Centro de Formação e Lazer, o evento em celebração pelo dia da consciência negra, que além de debater sobre assuntos que envolvem a pauta racial no Brasil também homenageou, in memoriam, Marta Almeida, que foi coordenadora estadual do Movimento Negro Unificado, nossa companheira de muitas lutas que recentemente, de forma muito precoce, nos deixou, e a ex-dirigente do sindicato Anilda Silva, que esteve presente no evento.

O evento contou com a participação de três mesas, sendo a primeira formada e coordenada pelo Coordenador geral do Sindsprev-PE Luiz Eustáquio, a mesa dos sindicalistas, a diretora do Sindsprev-PE, Iacélys Carvalho, Valdeir da secretaria de combate ao racismo do Sindmetal e também dirigente da CUT Pernambuco, Gilson de Góes, secretário de combate ao racismo da CUT-PE, Valéria Melo, secretária de assuntos da mulher trabalhadora do Sindacs-PE, Jorgiane Araújo, secretária de assuntos da mulher trabalhadora da CUT-PE e Eleonora Costa, do núcleo de combate ao racismo do sindicato dos bancários de Pernambuco.

A segunda mesa foi composta pelas palestrantes Tereza Cristina Vital, doutora em serviço social, e Maria Lúcia dos Prazeres, coordenadora pedagógica do MNU-PE. Elas realizaram uma roda de conversa sobre o tema: “Consciência Negra e a luta para empoderamento de um povo”. A conversa foi mediada por Luiz Eustáquio, que ressaltou a importância desse tipo de evento não apenas para os nossos filiados, mas para a sociedade como um todo.

A terceira mesa foi composta pela mãe da homenageada Marta Almeida, que possui o mesmo nome da filha, e da nossa ex-diretora Anilda Silva, que durante muitos anos esteve presente nas lutas e nas conquistas da nossa categoria. O evento também contou com apresentações musicais com participação de Helena Cristina, Sofia Souza e Nação Maracatu Leão da Campina. Além disso, a feira de artesanato esteve disponível para os presentes ao longo de todo o dia.