Campanha salarial 2024 e a paralisação do dia 8 de Novembro


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Na instalação da Mesa Nacional de Negociação dos Servidores Públicos Federais, em julho de 2023, foi apresentada oficialmente a pauta de reivindicações da categoria para a Campanha Salarial de 2024, pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pelo Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate), com a participação da Central Única dos Trabalhadores - CUT.

Desde o golpe contra Dilma que não havia reajuste salarial, e muito menos negociação entre governo e servidores. Aliás, o golpista Michel Temer aprovou a Emenda Constitucional 95 que limitava os gastos públicos, e Bolsonaro fez todo o possível para boicotar qualquer tipo de reajuste que os servidores pudessem ter.

A retomada do processo de negociação entre governo e os servidores públicos federais só foi possível com a eleição de Lula, garantindo um reajuste linear de 9% para todos os servidores públicos, a partir de julho de 2023, incluindo ainda um acréscimo de R$ 200 reais ao auxílio alimentação.

O governo Lula não pode ficar refém de uma agenda econômica que foi derrotada nas eleições. É necessário priorizar o povo e o serviço público no Orçamento, e este será o melhor caminho para que este governo dê certo. 

Em reunião das entidades da Educação realizada no mês passado foi proposto e aprovado, em seguida também pelo Fórum de Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), protocolar novo ofício no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) solicitando que a próxima reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) seja realizada dia 8 de novembro e que, de fato, o governo apresente respostas concretas às pautas.

Cobrando respostas às reivindicações protocoladas há meses, servidores(as) públicos(as) federais farão novas paralisações e mobilizações ao redor do país no próximo dia 08/11. A Jornada de Mobilização de Servidores(as) Públicos(as), convocada no último dia 07/10, vai reforçar as demandas da Campanha Salarial 2024, organizada pelo Fonasefe com a participação de dezenas de sindicatos.

« Voltar