Sabia que na maioria das vezes mulheres idosas podem ter tratamento de câncer de mama igual a mulheres mais jovens?

Segundo o portal Câncer de Mama, as mulheres idosas, na maioria das vezes, após receberem o diagnóstico de câncer de mama, podem receber o mesmo tratamento de mulheres mais jovens, o que se analisa não é a quantidade de anos vividos, mas sim a presença de doenças associadas, portanto, quanto mais saudável a mulher for, mais chance de o tratamento ser um sucesso.

De modo geral, mulheres 70+ não costumam realizar mamografia de rotina e ainda possuem a tendência de não comunicar aos familiares sintomas mamários como nódulos. É importante dizer que o risco de câncer de mama é proporcional à idade, com o envelhecimento da população, é cada vez mais frequente o aparecimento da doença após essa idade.

Há várias lendas sobre tratamentos de câncer na Terceira Idade, uma delas, ouvida com frequência pelos médicos, é a pergunta dos familiares sobre se realmente é necessário realizar o tratamento ou se isso vai causar mais danos que a doença. De modo geral, segundo o portal, o conceito é errado. A maior parte das pacientes se beneficia do tratamento. Omissões eventuais podem diminuir a expectativa e a qualidade de vida da mesma.

Outra questão complicada é o fato das pessoas acharem que a idosa tende a morrer de outras causas, independentemente do tratamento, isso não seria alterado. O fato é que mesmo as pacientes acima de 70 anos com tumores mamários iniciais têm risco, quase de 20%, de morte por câncer de mama. As mulheres idosas têm menor chance de cura que as jovens, mas isso ocorre por razões do atraso no diagnóstico e da omissão de tratamentos.

Cuide-se!