40 anos da CUT é motivo de homenagem na Assembleia Legislativa de Pernambuco

por Martihene Oliveira

O dia 26 de setembro foi marcado por uma noite de homenagens na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) reunindo entidades sindicais, militantes e ativistas políticos de todo o estado para uma solenidade aos 40 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A homenagem foi promovida pelos deputados Doriel Barros, João Paulo e Rosa Amorim, todos do Partido dos Trabalhadores (PT), mas também contou com a presença das deputadas estaduais Dani Portela (PSOL) e Liana Cirne (PT). O coordenador-geral do Sindsprev, Luiz Eustáquio, que também é vereador da cidade do Recife, fez parte da mesa.

A cerimônia teve como objetivo prestar um reconhecimento à CUT pelo trabalho que, ao longo dos últimos anos, tem desempenhado em defesa da classe trabalhadora de todo o país. A sessão solene teve significado especial, uma vez que contou com a presença de ex-presidentes que desempenharam papéis importantes na fundação e consolidação da Central, como por exemplo: Carlos Padilha, Jorge Perez, Paulo  Valença, Messias Melo, o próprio João Paulo, bem como Paulo Rocha, que atualmente lidera à CUT Pernambuco.

Segundo Paulo Rocha, a CUT é herdeira de muitas lutas no Brasil e na humanidade. Destacou-se muito as greves do Eixo Sudeste para a construção da CUT, bem como o papel do Nordeste e do povo nordestino na construção da Central desde o início, na década dos anos 80, até os dias atuais.

Luiz Eustáquio fez uma fala emocionada sobre a resistência da central e sobre o orgulho de ter maior parte de sua história de sindicalista atrelada às vivências da CUT. Ele trouxe à lembrança grandes momentos de luta e conquistas experimentadas durante todo o percurso.

Além da história cutista, a sessão solene também marcou o lançamento do livro "Nova Ordem", uma obra que reúne diversos autores, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-presidenta Dilma Rousseff. O livro, idealizado pelo saudoso Luiz Gushiken, aborda temas relevantes para o movimento sindical e trabalhista, oferecendo insights sobre os desafios e conquistas ao longo de décadas.