Sindsprev-PE promove na UFPE dia nacional de luta pela campanha salarial

Na última terça-feira, 26, a diretoria do Sindsprev-PE, junto com outras entidades sindicais de Pernambuco, se reuniram na sede do nosso sindicato para tratar do posicionamento e da mobilização a ser feita no dia 3 de Outubro, por conta da convocação nacional feita pela FONASEFE a respeito do aumento salarial que foi proposto pelo governo para os servidores federais, de apenas 1%, para o ano de 2024. Além do Sindsprev, participaram da reunião as entidades ADUFEPE, SINDSEP-PE, SINTUFEPE, ADUFERPE, SINDSIFPE, Sintrajuf-PE e a ASSIBGE.

Após várias ideias serem colocadas à mesa, ficou decidido que a mobilização acontecerá no campus da UFPE, no canteiro central, às 10 horas,  com o objetivo de promover um aulão de orçamento público com o professor Paulo Rubens e outros convidados. O grupo de teatro TV Sindical será responsável por trazer uma apresentação cultural para enriquecer ainda mais a programação.

Entre julho e setembro, aconteceram quatro reuniões da mesa de negociação, mas não houve avanço na negociação em especial à pauta econômica. O governo não apresentou índice de reajuste salarial, informando que há uma reserva técnica de R$1,5 bilhão no orçamento de 2024 para o funcionalismo público federal, o que corresponderia a menos de 1% de reajuste para os servidores.

Das 60 mesas específicas solicitadas pelos servidores, apenas cinco foram instaladas até dia 15 de setembro. O Sindsprev-PE acredita que não há como avançar na garantia de direitos, sem fortalecer as mobilizações e pressionar o governo. Por isso seguimos mobilizados e articulados com o objetivo de instruir a população sobre tudo que está acontecendo no cenário político e econômico nacional.