Setembro Verde - Mês de luta dos trabalhadores com deficiência

O dia 21 de setembro, no Brasil, desde 1982, é celebrado como o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (PcD). A data foi escolhida por  estar próxima à primavera e porque também é o Dia da Árvore, com a intenção de falar sobre acessibilidade e inclusão em um formato sustentável em todas as suas nuances. Neste mesmo mês, o Setembro Verde busca dar maior visibilidade e apresentar o movimento de luta pelos direitos do grupo por todo o país.

No Brasil, apesar de todo amparo legal, consolidado pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, também conhecido como a Lei Brasileira de Inclusão, ainda são enormes os desafios enfrentados na busca por uma vida plena em sociedade.

No âmbito do trabalho, esse cenário não é diferente, os trabalhadores com deficiência sofrem com condições precárias de acessibilidade, barreiras físicas e tecnológicas e principalmente com o preconceito expresso nas barreiras atitudinais.

Ao Sindsprev cabe a luta pela efetivação dos direitos dos servidores com deficiência, uma busca constante para diminuir barreiras, promover acessibilidade e inclusão, despertando no poder público o dever de garantir a esses profissionais uma condição de trabalho digna e condizente com sua dedicação ao serviço público.