Você tem fome e sede de que? Sindsprev presente no 29º Grito dos Excluídos e Excluídas reivindica direitos dos trabalhadores e trabalhadoras

Por: Martihene Oliveira

Foto: Martihene Oliveira/Sindsprev

No feriado de 7 de Setembro, milhares de pessoas por todo o país foram às ruas para entoarem juntas o 29º Grito dos Excluídos e Excluídas: Você tem fome e sede de que?. No Recife, o Sindsprev, por tradição, se uniu à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e junto com diversos movimentos sociais, militantes, ativistas e sindicalistas, partiu do Parque 13 de Maio até a Av. Guararapes representado por diretores e diretoras mais o Comitê de Aposentados.

Com faixas, bandeiras e cartazes que reivindicavam direitos trabalhistas, comida no prato, justiça social, proteção pelos direitos de gênero, combate ao racismo e diversas outras pautas humanísticas, ao som de instrumentos de percussão produzidos por mulheres e crianças, sejam estes vindos de instrumentos musicais tradicionais ou até mesmo do barulho de madeiras que badalavam os latões, o público do Grito dos Excluídos entoou seu som de luta reverberando a resistência contra o facismo, pela democracia e  contra a gestão da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

Foto: Martihene Oliveira/Sindsprev

A luta pela educação, movimentada por milhares de professores, foi destaque no evento. Os sindicatos também formaram uma ala gigante, as placas dos sindicalistas se destacaram com mensagens direcionadas à Raquel reivindicando por direito à saúde, valorização da educação, entre outras pautas.

Para o diretor Carlos Tavares, o movimento sindical se fez presente no grito para protestar contra a fome e falar dos direitos do povo, contra o  trabalho escravo que está acontecendo em todo o Brasil e contra o déficit educacional “porque para alguns governos, o interesse deles é de que o povo não tenha educação para não conhecer o direito, mas nós temos um governo que hoje luta pela educação do povo”, afirmou.