Sindsprev-PE recebe no CFL a décima sexta edição do CECUT-PE

Por Carlos Segundo

O Sindsprev-PE recebeu no nosso Centro de Formação e Lazer, entre os dias 02, 03 e 04 de Agosto, a décima sexta edição do CECUT-PE. Com o tema: “40 anos: Luta, direitos e democracia que transformam vidas”, o congresso cutista reuniu centenas de sindicalistas de várias partes de Pernambuco e promoveu debates importantes sobre a atual conjuntura política e sindical no nosso país.

Cerca de 353 delegados, sendo 175 mulheres e 178 homens de todas as regiões do estado de Pernambuco (do Sertão ao Cais), estiveram presentes, o que representa a força, participação e importância da CUT que completa 40 anos no movimento sindical do País.

O presidente da CUT Nacional, Sérgio Nobre, participou da mesa de abertura juntamente com o presidente da CUT-PE, Paulo Rocha e representantes de entidades dos movimentos sindical e social, além de parlamentares. Todos e todas relembraram a resistência da Central em tempos do governo Bolsonaro e incentivaram a classe trabalhadora a continuar firme na luta, para garantir direitos e conquistas.

Sérgio Nobre comentou a importância do  CECUT-PE e da formação sindical para um futuro melhor para a classe trabalhadora.  "Os últimos anos nos quais enfrentamos uma pandemia viral, um governo de retrocesso, mas que juntos conseguimos resistir e eleger pela 3ª vez o presidente Lula", ressaltou.

Por sua vez, o presidente da CUT-PE, Paulo Rocha, destacou a celebração dos 40 anos de existência e de luta da Central, em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras, no primeiro ano de um novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente do Brasil. O sindicalista ressaltou: “Celebrar esse nosso congresso é dizer que resistimos e que ainda temos muitas lutas pela frente”.

Pautas importantes como o financiamento sindical e a necessidade de se evitar mais divisões entre sindicatos que representam muitas vezes a mesma categoria. Na fala de Fausto Augusto Junior, do DIEESE Nacional, “Os sindicatos precisam entender que diferentes setores possuem formas diferentes de contratos de trabalho. Pensar numa reforma sindical significa pensar que a classe regule a própria classe. Se queremos ter autonomia do Estado não podemos ficar recorrendo ao Estado para resolver os conflitos sindicais. Para isso existe a nossa Central. Precisamos fazer o debate de agregação sindical. Não vai ser algo fácil, mas essencial para a nossa sobrevivência." disse o diretor técnico do DIEESE.

Foi falado também sobre a atual conjuntura trabalhista hoje no Brasil. “Hoje temos 100 milhões de trabalhadores no Brasil. Com carteira profissional assinada, apenas 37 milhões e 12 milhões de servidores públicos. Nós, quanto entidade precisamos abraçar os outros tantos milhões de trabalhadores que estão de alguma forma na informalidade. Existem milhares de pessoas que estão na informalidade mas acreditam estar empreendendo. Como avançamos para representar essas pessoas? Esse é o debate principal que precisamos ter.” questionou Fausto.

Ao falar sobre a organização sindical, o companheiro Messias Melo destacou a importância da união como forma de fortalecer a luta. “Precisamos romper a ideia de defender uma categoria e entender o processo de defendermos os trabalhadores. Precisamos impedir que um sindicato entre em conflito interno e se divida em dois sindicatos. Isso enfraquece o movimento.” declarou na mesa.

Para o coordenador do Sindsprev-PE, Luiz Eustáquio, receber o CECUT-PE no CFL foi motivo de muito orgulho para o nosso sindicato. “Esse congresso da CUT tem uma importância enorme para todos os trabalhadores, não apenas da nossa categoria, mas de uma forma geral. Discutir maneiras de fortalecer os sindicatos significa também fortalecer o coletivo e a dignidade dos trabalhadores. O Sindsprev se orgulha de receber essas discussões aqui no nosso Centro de formação e Lazer e poder contribuir diretamente para o crescimento de muitos outros sindicatos.” afirmou o coordenador geral.

Na mística no último dia houve uma bela homenagem a Margarida Alves, da marcha das margaridas, que esse ano completa a 7ª edição. Também foi aprovado o plano de lutas da CUT. O Sindsprev-PE apresentou 19 propostas que foram lidas pelo diretor Admilson Ramos que atendem as necessidades da nossa categoria. Os dirigentes do nosso sindicato, José Carlos Tavares, eleito secretário de saúde do trabalhador e Jeane Ezucarly eleita para a diretoria da CUT Estadual.

O Sindsprev-PE também estará representado no décimo quarto CONCUT que será realizado nos dias 19 a 22 de Outubro, no estado de São Paulo. O Congresso Nacional da CUT vai aprofundar ainda mais as discussões e gerar encaminhamentos para serem discutidos também em Brasília