Sindsprev-PE celebra Dia Nacional da Saúde

Por Martihene Oliveira

No próximo sábado, dia 5 de agosto, o Brasil comemora o Dia Nacional da Saúde, data que tem como objetivo conscientizar os brasileiros a ter uma educação sanitária e um estilo de vida mais saudável. Nesta mesma data, em 1872, nasceu o médico sanitarista Oswaldo Cruz, importante personagem na história de combate e erradicação da febre amarela, peste bubônica e varíola no Brasil, além de ter fundado, em 1900, o Instituto Soroterápico Federal, transformado em 1908 em Instituto Oswaldo Cruz.

O Sindsprev, defensor do SUS e representante de servidores da saúde, celebra  essa data fazendo jus aos direitos do povo brasileiro por uma vida saudável e acesso igual às unidades hospitalares, qualidade de vida e medicamentos. Vale ressaltar que ser saudável não é apenas um fator físico, mas também mental, devendo fazer parte da rotina de todos e todas, através de alimentação adequada, prática de atividades físicas, lazer e descanso.

O sindicato foi um importante mobilizador na política pública sanitária, participando da construção do SUS em 1990, lutando pelo direito de assistência médica ampliado para toda a população brasileira e não apenas para os que possuíam carteira de trabalho assinada, como era o caso das pessoas que tinham acesso ao antigo INAMPS. Entre diversas conquistas, a luta por direitos nos conselhos da saúde também faz parte da lista de alcance do sindicato, em Pernambuco, por exemplo, o primeiro Conselho Gestor Local de Saúde foi criado no Hospital Geral de Areias.