Sindsprev-PE participa de live junto com a CNTSS sobre o programa de enfrentamento das filas da previdência social

Por Carlos Segundo

A CNTSS/CUT realizou na última quarta-feira, 26/07, às 19 horas, live, por meio da plataforma ZOOM, que discutiu sobre as medidas do governo federal contidas na MP nº 1.181 e nas Portarias nº 83 e a de nº 27 que tratam da redução da Fila do INSS no âmbito do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social. O vídeo completo da reunião encontra-se disponível na íntegra no canal do YouTube do Sindsprev-PE.

Coordenada pela presidenta da CNTSS/CUT, Maria Júlia Reis Nogueira, a live recebeu lideranças dos Sindicatos Federais e trabalhadores de suas bases para dialogar sobre o posicionamento de cada entidade na definição de ações que tragam melhorias à proposta do governo e que sejam estabelecidas as condições para a realização adequada do trabalho dos servidores.

O Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social – PEFPS, que prevê pagamento de adicional para os funcionários do INSS analisarem processos administrativos e perícias médicas. O governo federal cita que mais de 1 milhão de pedidos de aposentadoria e perícias médicas estão represadas. O comitê de acompanhamento das metas do programa será gerido pelos Ministérios da Gestão e da Previdência Social.

Para Luiz Eustáquio, a proposta do governo de se pagar uma espécie de “pedágio” para que o servidor cumpra com as horas extras e assim possa receber por isso é um absurdo e uma exploração do trabalhador. “Uma das discussões que temos feito a nível nacional é a de que esse bonus precisava ser transformado em hora extra para de fato ser algo justo. Do jeito que está hoje o servidor foi chamado para ajudar a combater a fila do INSS mas está sendo explorado para que isso aconteça.” afirmou o coordenador geral do nosso sindicato.

Confira no nosso site a íntegra da live, todas as discussões realizadas e as pautas das próximas reuniões com os Ministérios da Gestão e da Previdência Social.