A luta das mulheres negras por direitos no serviço público é tema de roda de conversa no Sindsprev

Por Martihene Oliveira

Domingo, 30 de julho, foi dia de celebrar o Julho das Pretas, mês dedicado ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia de Tereza de Benguela. O evento, que aconteceu no Centro de Formação e Lazer do Sindsprev (CFL), contou com servidoras públicas filiadas ao sindicato e de outras entidades cutistas, além da presença de Marta Almeida, presidenta do Movimento Negro Unificado de Pernambuco (MNUPE).

Para debate, o tema “A luta das mulheres negras por direitos no serviço público” foi o centro da conversa mediada pela secretária de políticas sociais e culturais do Sindsprev, Iacelys de Carvalho e debatida pelas convidadas Jorgiane Araújo (CUT), Leozina Barbosa, filiada do Sindsprev, assistente social aposentada do INSS e professora da UPE.

Para Jorgiane, a misoginia também existe no meio sindical e quando se trata de mulheres negras, o problema é ainda mais grave. “Para a gente que participa da direção da Central e do mundo sindical, até ali o machismo é grande e o racismo também. Com a mulher negra isso é pior. Para lutarmos contra o racismo e machismo precisamos começar de onde estamos”, afirmou.

A professora Leozina Barbosa, que já foi diretora do Sindsprev, também fortaleceu o debate de gênero ressaltando a importância da interseccionalidade “precisamos pensar nas servidoras, em mulheres que estão construindo as políticas públicas e o nosso sindicato tem uma grande responsabilidade enquanto a isso, assim como construímos o SUS precisamos lutar para acabar com o racismo”, disse ela.

Para Iacelys Carvalho, realizar mais um evento para as mulheres negras sempre será importante para o fortalecimento. Ela, que faz parte do Núcleo de Combate ao Racismo do Sindsprev, fez questão de destacar a frase de Djamila Ribeiro escolhida para o evento deste ano: “Minha luta diária é para ser reconhecida como sujeito, impor minha existência numa sociedade que insiste em negá-la”.

Ao final do evento, uma roda de coco foi formada, puxada pela secretária do comitê de aposentados do Sindsprev, Amara Vital. Além do coco das aposentadas, a cantora Soffia e o cantor Cris Galvão também foram atrações musicais.