Mulheres Negras nos serviços públicos na luta pela reconstrução do país

Como já diz Angela Davis, uma das maiores precursoras do feminismo negro, “quando uma mulher negra se movimenta, toda sociedade se movimenta com ela”. As servidoras públicas federais cumprem muito bem este papel que realizam com muito afinco e dedicação, apesar das dificuldades enfrentadas pela categoria com o déficit de investimento nos serviços públicos.

O Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha acontece no dia 25 de Julho, data que é celebrada internacionalmente há mais de 30 anos, desde que foi criada, no 1º Encontro de Mulheres Afro latino-americanas na República Dominicana em 1992.

Aproveitando esta data que serve para visibilizar mais de 41 milhões de brasileiras, o Julho das Pretas é um mês de muitas mobilizações. Aqui no Brasil, dia 25 de julho também é dia de Tereza de Benguela, mulher líder, quilombola que resistiu à escravidão com seu quilombo Quariterê, no Mato Grosso, que abrigava mais de 100 negros e  indígenas.

Tereza navegava com barcos imponentes pelos rios do pantanal. E todos a chamavam de “Rainha Tereza”. O território do Quariterê era de difícil acesso e isso foi fundamental para que ela construísse uma fortaleza, ao ponto de articular um parlamento para decidir em grupos as ações da comunidade.

Sendo assim, comandou a estrutura política, econômica e administrativa do território e fortaleceu o sistema de defesa da comunidade através da negociação. Ela trocava armas com os brancos e ainda transformava os objetos de ferro que eram usados contra seu povo em ferramentas de trabalho, já que dominavam o uso da força.

O Sindsprev-PE dedica reverência a todas as servidoras negras que se movimentam pela construção do Brasil.