Ministério Público Federal abre inquérito civil sobre extinção da perícia médica no INSS

Por Carlos Segundo | Sindsprev-PE

Em Setembro do ano passado, o Sindsprev-PE redigiu um ofício no qual denunciava a falta de perícia médica para os servidores públicos federais que atuam no INSS. No último dia 27 de Junho, uma portaria que afirma que compete ao Ministério Público Federal instaurar um inquérito civil para averiguar a questão.

A espera já dura mais de 2 anos e entre os inúmeros pedidos acumulados estão solicitações de aposentadoria por invalidez permanente, afastamento por doença grave, constatação de deficiência, avaliação para capacidade laboral, horário especial para tratamento de saúde de dependente, avaliação de sanidade mental, dentre outras.

Vale ressaltar que durante esse período o nosso sindicato não ficou parado, apenas esperando que algo acontecesse. Diversas ações foram ajuizadas pelos servidores que não vinham sendo atendidos, através do departamento jurídico do Sindsprev-PE.

O Sindsprev-PE espera que com a abertura do inquérito civil pelo MPF, a situação de todos os servidores que aguardam o serviço de perícia médica possa ser resolvida o mais rápido possível. É inadmissível que tanto tempo passe sem que essa situação tenha sido solucionada.