Núcleo de combate ao racismo do Sindsprev debate cotas raciais com MNU


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Por Martihene Oliveira

Na última quinta-feira (29), o Núcleo de Combate ao Racismo do Sindsprev-PE teve sua primeira conversa oficial com a participação de Marta Almeida, Presidente do Movimento Negro Unificado de Pernambuco (MNU), para uma roda de conversa sobre cotas raciais.

Na ocasião, participaram diretores e funcionários do sindicato que puderam debater e tirar dúvidas com a palestrante. A cota racial, mesmo já existindo desde 2012, através da Lei nº 12.711, ainda é motivo de debate e intolerância no Brasil. 

Em tempos de ressignificação da identidade do povo preto, conversar sobre a temática fortalece o antirracismo e amplia horizontes democráticos através do diálogo. Para Marta Almeida, poder falar sobre o tema dentro da entidade sindical é garantir que servidores públicos federais também combatam o racismo institucional dentro de seus locais de trabalho ou onde a categoria estiver presente.

O coordenador geral do Sindsprev, Luiz Eustáquio, considerou o debate importante e afirmou e falou de seu incômodo com o racismo que, mesmo com um histórico de luta realizada pelos movimentos negros, ainda prolifera no dia a dia, nas redes sociais e em cada esquina da sociedade. 

O debate sobre cotas reverberou sobre diversos tipos de racismo e na ausência do letramento racial do povo negro brasileiro, considerado pelo grupo uma das grandes chaves de mudança para movimentar a sociedade no combate à discriminação e preconceito de cor. 

O núcleo se reúne novamente na última quinta-feira de julho.

« Voltar