Congresso da CUT reúne 500 delegados

A Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) realizou na noite desta quarta-feira (17), a abertura do seu o 12° Congresso Estadual (CECUT).

O evento aconteceu no Bloco G da Universidade Católica de Pernambuco, auditório Antônio Vieira e contou com a presença expressiva de delegados (as), além de lideranças sindicais e autoridades políticas.

Com o tema central “Desenvolvimento com trabalho, renda e direitos”, o CECUT 2009 é o maior congresso já realizado pela CUT-PE, com a participação expressiva de mais de 500 delegados (as), representando os sindicatos urbanos e rurais de todo o Estado. O Sindsprev participa do congresso com uma delegação de 21 delegados.

A mesa de abertura foi composta pelos sindicalistas, José Inocêncio (CTB), Gustavo Walfrido (UGT), pelo presidente do PT Estadual, Jorge Perez, pelo ex-presidente da CUT-PE, Paulo Valença, pelo secretário da PCR, Paulo Ubiratan, pela presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas, Eunice do Monte, pelos representantes da CUT Nacional, Messias Melo e Expedito Solaney, e pelo atual presidente da CUT-PE, Sérgio Goiana.

Histórico

Os representantes da mesa de abertura saudaram os participantes no Congresso e enfatizaram a realização do evento como histórico e representativo.

Além disso, ressaltaram que é preciso ampliar a luta para barrar a onda de demissões diante do quadro de crise mundial que vem trazendo prejuízos para a classe trabalhadora.

Entre as intervenções, o ex-presidente da CUT, Paulo Valença destacou a necessidade da construção de debates que encontrem saídas para os problemas atuais enfrentados pelos trabalhadores. “Estou hoje aqui neste CECUT, testemunhando que a luta dos trabalhadores/as de Pernambuco continua cada vez mais viva”, acrescentou.

O presidente da CUT-PE, Sérgio Goiana, reforçou a importância do evento em busca de cenários e diretrizes de temas atuais, visando superar a crise econômica e financeira internacional.

Para Goiana, a presença expressiva dos trabalhadores/as representa uma vitória no movimento sindical. “É uma satisfação imensa realizar esse evento, com a participação dos trabalhadores de todos os segmentos.

A CUT cresceu e está caminhando para fortalecer os sindicatos e promover uma transformação social significativa”, frisou.

Ele destacou ainda, a contribuição do CECUT para o movimento sindical. “O congresso é um importante acontecimento para aperfeiçoar os conhecimentos dos trabalhadores e fortalecer, ainda mais, a luta da classe trabalhadora”, complementou.

Fonte: CUT/PE