Negociações coletivas em busca de reajuste salarial tiveram mais resultados positivos em 2023

Por: Martihene Oliveira | Sindsprev-PE

A negociação coletiva na hora de reivindicar reajustes salariais, neste ano 2023 tem se mostrado mais eficiente para a classe trabalhadora em 2023, é o que afirma a pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese),  no Boletim Nº 32 de “Olho nas Negociações”.

Segundo o departamento, houve um aumento acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em 69,8% das negociações nos primeiros meses do ano. Isso mede a inflação oficial do País.

De acordo com o boletim, do total de 3.204 mil campanhas salariais analisadas em 2023, com dados coletados até o dia 12 de maio, 22,1% repuseram a inflação, já as campanhas que acumularam perdas, ficaram em 8,1%.

Em abril, na variação real média, já com descontos da inflação, os reajustes tiveram ganhos de 1,3%, o maior percentual considerado neste período, reflexo tanto da queda do número de resultados abaixo da inflação como da grande incidência de negociações com ganhos reais entre 1% e 2% acima do INPC (cerca de 20% dos casos analisados em abril).

O Grupo de Trabalho Interministerial da Negociação  (GTI) realizou sua primeira reunião em Brasília - DF, na terça-feira (23), e discutiu sobre a reestruturação das relações de trabalho e valorização da negociação coletiva no Brasil.