Reunião do Comitê dos Processos de Trabalhos do INSS

Por: Carlos Segundo | Sindsprev-PE

Na última Quinta-feira, 25, a CNTSS participou da reunião do Comitê Permanente de Processos de Trabalho, virtualmente. A direção do INSS publicou, no dia seguinte, no Diário Oficial da União a Portaria 1567 do INSS com a prorrogação de 120 dias a contar de 01/06/2023, os pontos do acordo de greve, que são a Jornada de 6 horas para APS presencial com complemento de 1,22 pontos e a manutenção da meta em 4,27 (CEAB, PGRI, PGRP).

O presidente do INSS, Glauco André Fonseca Wamburg apresentou a proposta de reestruturação para carreira do Seguro Social. Foi informado na reunião que o Ministério da Gestão e Inovação – MGI, solicitou propostas de reestruturação das carreiras do executivo federal até dia 31/05/2023, alegando o prazo para entrar na discussão do Orçamento de 2024.

Como a proposta foi apresentada de forma rápida e sem aprofundamento, os representantes das entidades sindicais não fizeram juízo de valor quanto ao que foi dito. Os sindicalistas se posicionaram de forma favorável àquilo que venha melhorar a carreira, porém pontuaram que o Comitê de Processos de Trabalho não é o espaço adequado para discussão da carreira e solicitaram o envio do estudo completo para que possam debater nas entidades e com a categoria. Uma nova reunião ficou agendada para o dia 01/06/2023.