Sindsprev-PE realiza reunião com funcionários do serviço social do INSS
Por: Carlos Segundo | Sindsprev-PE
Na última Segunda-feira, 15, a direção do Sindsprev-PE, representada na pessoa do seu coordenador geral Luiz Eustáquio, se reuniu com um grupo de servidoras do Serviço Social do INSS da gerência executiva Recife, no prédio da instituição, para tratar de algumas pautas referentes a dificuldade na compensação da greve e alguns problemas pontuais da atividades que estão sendo cobradas as servidoras.
Foi informado que há uma distorção no serviço social na compensação da greve por pontuação, não é possível escolher outras atividades que não sejam para a avaliação social. Além disso, foi colocado que o Sisref não está computando corretamente a pontuação da greve, há vários casos que a servidora já pagou e no sistema ainda consta em débito.
Há também um descumprimento do acordo de greve para o serviço social, com o aumento do número de avaliações sociais. O argumento do governo é que o serviço social não tem programa de gestão. O acordo de greve previu que o comitê gestor que discute serviço social e reabilitação vai definir as metas e pontuação, a gestão não pode fazer mudanças até que o comitê conclua os trabalhos.
As servidoras que estão realizando 06 avaliações diárias relataram que estão sem intervalo até para ir ao banheiro, uma vez que a avaliação tem duração de 01 hora. O serviço social não está incluso nas atividades "extras" e mutirões de avaliação social poderiam ajudar a diminuir a fila de atendimento.
O sindicato e a categoria tem uma preocupação com a forma com que as coisas no INSS estão sendo conduzidas. Tudo que está acontecendo é de continuidade da política de Bolsonaro no INSS, inclusive a maior parte dos gestores são do governo passado. O Sindsprev-PE estará levando as pautas apresentadas na reunião para serem avaliadas e permanecerá trabalhando para que tudo se resolva da maneira mais rápida possível.