Audiência pública trata sobre o dia mundial em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho
No próximo dia 28 de Abril, a partir das 9h, vai ser realizada, de forma presencial, no Plenarinho da Casa Legislativa José Mariano (Câmara Municipal do Recife), uma audiência pública para tratar do dia mundial em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho. A iniciativa é um requerimento do vereador Luiz Eustáquio e visa promover um debate sobre esse tema tão relevante para a nossa sociedade.
Em 28 de Abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou e deu origem a esta data. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu, em 2003, o dia 28 de Abril como Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.
No Brasil, somente em 2007, 653.090 brasileiros assalariados segurados do INSS, inseridos no mercado formal de trabalho foram vítimas de acidentes e doenças durante o exercício de suas atividades, com maior incidência de ferimentos, fraturas e traumatismos de punho e mão, incluindo amputações, queimaduras, corrosões e esmagamento. Estatísticas indicam que o Brasil perde de 2.5% a 4% do PIB a cada ano com o pagamento de benefícios previdenciários e o afastamento dos trabalhadores de suas atividades.
O Sindsprev-PE defende sempre a luta e causa dos trabalhadores e estará presente na sessão com o objetivo de prestigiar e encorajar o debate.