Empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS são retomados pelas instituições financeiras após novo reajuste dos juros

No dia 13 de março, os bancos que haviam suspendido a linha de crédito destinada para aposentados e pensionistas do INSS voltaram a realizar empréstimos consignados novamente.

As instituições financeiras haviam suspendido os empréstimos para o grupo por causa do novo reajuste do Conselho Nacional da Previdência (CNPS), que havia colocado a taxa de juros em 1,7% ao mês, contudo, devido a pressão, o percentual foi  para 1,97%, apesar de estar abaixo do índice anterior de 2,14%.

Em nota, a Federação Nacional dos Bancos disse ainda discordar da proposta de teto dos juros do consignado por ser um patamar que está abaixo dos custos vigentes para parte dos bancos que operam essa linha de crédito.

Somente em janeiro deste ano, 14,5 milhões de aposentados e pensionistas do INSS buscaram crédito consignado, com uma média de valor de R $1.576. No total, os bancos emprestaram R $72 bilhões nos últimos doze meses, segundo dados do Banco Central (BC).