Governo reajuste auxílio-alimentação dos servidores públicos federais

Na sexta-feira, 31 de março, a ministra da Gestão da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, emitiu uma portaria que revisa o auxílio-alimentação dos servidores, com aumento de R$200 reais conforme acordo realizado entre a Mesa Nacional de Negociação Permanente dos Servidores Públicos Federais e entidades sindicais de todo o País.

Dessa forma, o auxílio-alimentação que antes era de R$458 reais, a partir do dia 1º de maio passa a ser R$658. Vale ressaltar que por 7 anos os servidores federais não possuíam aumento no benefício, assim como também não ocorria com o salário. A perda inflacionária dos trabalhadores em relação ao poder de compra é de 46.07%, o aumento oferecido pelo governo, atende 43,67%.

No início de março, o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva assinou um acordo de reajuste salarial dos servidores públicos federais para 9% a partir do mês de maio com efeito financeiro em junho.