Lula relança programa Mais Médicos


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O presidente Lula (PT) relançou, na última segunda-feira (20), o programa Mais Médicos para o Brasil com o objetivo de ampliar o acesso ao atendimento médico no país, principalmente nas regiões de extrema pobreza e vazios assistenciais.

Criado em 2013 para ampliar o número de profissionais de saúde em áreas de baixo desenvolvimento econômico e no interior do país, o Mais Médicos começou a ser desmontado depois do golpe de 2016 e foi praticamente exterminado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), apesar do fim do programa nunca ter sido feito oficialmente.

Bolsonaro  criou um programa Médicos pelo Brasil que nunca saiu do papel. Lançado em 1º de agosto de 2019 e instituído oficialmente pela Lei 13.958, de 18 de dezembro daquele ano, o programa de Bolsonaro nunca teve um edital de chamamento de profissionais de saúde.

O governo ainda não divulgou detalhes sobre o novo Mais Médicos. O pouco que se sabe foi divulgado, no último sábado (18), pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, em seu perfil no Twitter.

De acordo com as postagens, além de ampliar o número de profissionais da saúde, o novo Mais Médicos vai melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS), com investimentos em construção e reforma de unidades básicas. Pimenta também disse que a nova versão do programa deve priorizar a contratação de médicos brasileiros.

 

« Voltar